terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Consciência Negra e Bullying

Olá!

A Escola Municipal Estado da Guanabara realizou, no dia 25 de Novembro de 2014, um evento sobre a Consciência Negra, para os turnos da manhã e da tarde. A ideia principal foi fazer com que esses jovens negros saibam se posicionar perante a sociedade, se entendam e se aceitem enquanto negros e possuintes de sua genética afro-descendente e, principalmente, entendam a importância de ser negro em um país como o Brasil.

Assim como temos um país misto, temos uma Escola mista; logo, em relação aos alunos e alunas caucasianos (as), foi demasiadamente importante essa conscientização, para que eles entendam o respeito que devem sentir pelo amigo de outra etnia: primeiro por ser um ser humano idêntico a ele; segundo, pela mesma valorização de importância que os negros têm para a construção do Brasil.

Não se trata apenas de uma conscientização para a sociedade, mas principalmente, de uma construção de personalidade e humanidade.

Inserido ao tema que aborda a Consciência Negra, temos também o bullying que, infelizmente, alguns alunos sofrem e, na maioria das vezes, não conseguem se defender (seja por baixa auto-estima, por falta de força ou por falta de conhecimento).

O Evento...

Contamos com a presença de Frávio SantoRua (sim, ele se auto apelida de Frávio, e não Flávio!), Estudante de Sociologia da UERJ e Mc de Rap, integrante do grupo "Antiéticos"; Gessica Justino, Modelo, Atriz, Dançarina formada pela UFRJ e integrante do Coletivo Baobá; Cris Fernandes, Representante da Clínica da Família; Daniel Souza, Lia Fernandes e Clayton, Representantes do Rap da Saúde - Pólo Jacarezinho.


Todos os convidados se colocaram muito bem na Palestra, dando um show de História, Criatividade e Empolgação aos alunos! Vamos ver como foi?

A primeira parte da Palestra da manhã começou com Frávio SantoRua, falando um pouco sobre a História da África e do Brasil, para que eles se situassem no tempo atual.

Da esquerda pra direita: Professora Ilca Angela e Frávio SantoRua, palestrando para os alunos.
Géssica Justino, palestrando para os alunos.
 Além das palavras de Frávio e Géssica, os alunos contaram com a apresentação musical de alguns alunos, comandada por Cris Fernandes, representante da Clínica da Família, e do Professor Marcos Azevedo, de Música. Para assistir ao video, clique aqui!


Ao fim da Apresentação, os alunos tiraram fotos com os Palestrantes!
No fim da palestra da manhã, os alunos tiraram foto com os Palestrantes. 
 Na parte da tarde, a primeira a falar foi Géssica, que despertou os alunos com um bom humor após o horário do almoço.

 Fravio SantoRua iniciou seu discurso lembrando que todos ali presentes eram descendentes de Príncipes e Princesas negros e, portanto, deveriam se vangloriar de sua vida, e de quem eram. Eles ficaram muito felizes com essas palavras.

Depois disso, Daniel Souza começou a falar sobre fatos pessoais pelos quais já passou, e que os alunos se identificaram.


Assim, ele apresentou uma pequena esquete teatral e, em seguida, propôs um remake, onde um aluno, voluntariamente, entraria no lugar de um dos atores para refazer a cena. O aluno que se voluntariou a participar foi o Marcos Vinícius, da turma de Projeto 8802. 

O aluno Marcos Vinícius, da turma 8802, participando como Ator da esquete do Grupo Rap da Saúde.
Marcos Vinícius atuando na esquete com os atores. 
Ao final da esquete, Daniel falou suas considerações finais sobre o ocorrido.


 Quando o evento da parte da tarde se encerrou, os alunos repetiram o ato do turno da manhã, e foram tirar foto com os Convidados da tarde!

Os créditos desse evento se devem à duas alunas em especial: Jenifer Rodrigues do Nascimento e Nathalia Nascimento Daltro, ambas da turma 1706. Jenifer tem sido vítima de bullying desde o início do ano, por conta de seus traços afro-descendentes e pobreza; Nathalia, em uma briga interna da turma, a defendeu e foi até a Direção da Escola para pedir uma solução. 

Então, a Professora Ilca Angela, de Inglês, sendo Professora Representante da turma e negra, apostou na ideia e, com o apoio da Direção, montou a palestra.

Jenifer Rodrigues, Monitora do Evento, com Alana, também da turma 1706.
Nathalia Daltro, da turma 1706, Monitora do Evento. 


E assim, encerrou-se o evento sobre Consciência Negra na Escola.

Nosso instagram: @emeguanabara
#emeg2014 #consciencianegra #gessicajustino #fraviosantorua #danielsouza #crisfernandes #professorailcaangela #professormarcosazevedo #ingles #musica #rapdasaude #clinicadafamilia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário